Estoril: Pina, Fabrício, Michel e Jovic terminam época nos sub-23
Fabrício Garcia transporta a bola em jogo do Estoril pela Liga de futebol. Foto: Estoril Praia SAD.

Estoril: Pina, Fabrício, Michel e Jovic terminam época nos sub-23

NACIONAL22.05.202417:07

Sub-23 dos canarinhos contaram com quatro 'reforços' da equipa principal no embate com o Torreense, que os qualificou para a final da Taça Revelação; Pina e Fabrício alimentam a esperança de serem chamados para os compromissos da seleção de Cabo Verde

Poucos dias após o Estoril ter dado por terminada a temporada na Liga e, após a conclusão da mesma, o plantel partiu para férias, à exceção de três elementos, que continuaram a trabalhar e foram integrados na equipa sub-23, na qual iniciaram a temporada e à qual pertenciam ainda há poucas semanas. Assim, a estrutura da segunda equipa dos canarinhos recebeu, como reforços de ocasião, mais-valias desportivas como Michel Costa, Wagner Pina, Fabrício Garcia e Nemanja Jovic.

Os três primeiros entraram diretamente para o onze titular e o sérvio entrou para os dez minutos finais de um encontro válido pela segunda mão da meia-final da Taça Revelação que, face ao teor decisivo que encerrava para a temporada dos sub-23 do Estoril, levou a que Filipe Coelho não tivesse hesitado em integrar estes quatro elementos no seu plantel. De resto, foi o rendimento alcançado por Pina, Michel e Fabrício na Liga Revelação que os levou a ascender à equipa principal – Jovic, por seu turno, reforçou o Estoril no último mercado de inverno.

O emblema da Linha de Cascais realizou uma deslocação a Torres Vedras, para defrontar o Torreense, e confirmou a presença na final da competição com um triunfo por 2-0 que habilita os canarinhos a alcançar a dobradinha neste escalão. Após um triunfo por 3-2 na primeira mão, realizada na Amoreira, o Estoril apresentou-se na partida realizada fora de casa com o seu plantel ainda mais rico e composto por quatro elementos que não abrandaram o ritmo trazido dos principais.

Wagner Pina assumiu toda a ala esquerda e foi rendido aos 79 minutos, ao passo que Fabrício foi determinante para a obtenção da vitória – e consequente apuramento para a fase seguinte – ao protagonizar as duas assistências para os dois golos da partida, ambos marcados por Rodrigo Ramos, aos 57 e 77 minutos. No primeiro, o seu movimento junto à linha final, pela direita, permitiu-lhe servir o seu companheiro e, vinte minutos mais tarde, repetiu o gesto mas, desta feita, na ala contrária.

No caso deste extremo, tal como Pina, esta presença esporádica deve-se ao facto de ambos procurarem manter-se no pico da sua condição física de forma a estarem aptos a serem convocados para a seleção de Cabo Verde, que nos próximos dias dará a conhecer a sua convocatória. Os Tubarões Azuis, como são conhecidos, disputarão dois encontros relativos à fase de apuramento para o Mundial-2026, frente a Camarões, a 8 de junho, e Líbia, três dias depois, existindo a forte possibilidade de chamada dos dois atletas do Estoril.

Perante essa perspetiva, estes abdicaram de alguns dias de descanso em prol de continuar a trabalhar num contexto competitivo em prol do bem coletivo e também individual, de chegar à seleção do seu país na plenitude das suas capacidades. Michel, por seu turno, manteve a sua disponibilidade para auxiliar a equipa na qual iniciou a temporada e que deixou, numa fase intermédia da temporada, em função das várias lesões no meio-campo da equipa principal, na qual concluiu a participação na Liga com a titularidade nas últimas duas jornadas.

O brasileiro aproveitou devidamente a oportunidade e voltou a apresentar-se a bom nível, desta feita pelos sub-23, cumprindo os 90 minutos, tal como Fabrício, que além das duas assistências rubricadas ainda terminou o desafio como ala esquerdo a partir da saída de Wagner Pina. No fim de contas, quatro trunfos que os sub-23 estorilistas souberam aproveitar na antecâmara de mais um possível título para um palmarés que já regista três Ligas Revelação e duas Taças Revelação.