Tondela: dois nomes apontados ao comando técnico
Emblema beirão vai ter um novo técnico na próxima temporada. (Foto: Tondela)

Tondela: dois nomes apontados ao comando técnico

NACIONAL17.05.202412:31

João Pereira, ainda treinador do Alverca, e Luís Pinto, que deixou recentemente o Fafe, estão, nesta altura, na 'pole position' para assumir o cargo; decisão conhecida nas próximas semanas; venda da SAD a grupo alemão ainda indefinida

O Tondela vai ter um novo treinador na próxima temporada.

Sérgio Gaminha, que chegou aos beirões há pouco mais de um mês, substituindo, na altura, Tozé Marreco (que rumou ao Gil Vicente), não vai continuar no cargo e, nesse sentido, os dirigentes do emblema beirão já estão no terreno para encontrarem um novo timoneiro para 2024/2025.

Oficial: Sérgio Gaminha no Tondela

10 abril 2024, 21:54

Oficial: Sérgio Gaminha no Tondela

Clube da Liga 2 apresentou o sucessor de Tozé Marreco no comando técnico; contrato válido até final da presente época

A BOLA está em condições de adiantar que, da lista que está em cima da mesa dos dirigentes tondelenses, há dois nomes que estão na linha da frente para a sucessão: João Pereira e Luís Pinto.

O perfil de ambos (nomeadamente a idade e o percurso) é muito similar e, como tal, não é de estranhar que um deles seja o eleito para comandar a formação da Beira Interior na temporada vindoura.

João Pereira está, nesta altura, no Alverca, clube que levou a tocar o céu com a subida à Liga 2 e também com a conquista do título de campeão da Liga 3.

Ribatejanos tiveram muitos motivos para festejar esta época. (Foto: Alverca)

O jovem técnico, de apenas 32 anos, realizou um trabalho notável ao serviço da formação ribatejana e, como tal, é perfeitamente natural que tenha visto abrirem-se portas para que o futuro possa passar por outras paragens.

Natural de Coimbra, João Pereira começou a carreira no Mealhada, passando depois pelos escalões de formação de FC Porto, Padroense, Académica e Palmeiras FC. O seu percurso contemplou ainda uma experiência como treinador-adjunto da seleção de Moçambique, com o regresso a Portugal a ser feito pela via do Amora, clube que orientou em 2022/2023. Agora, na época que está a chegar ao fim, atingiu um patamar de enorme sucesso, fazendo regressar o Alverca aos campeonatos profissionais quase duas décadas depois.

Jovem técnico é um dos alvos do Tondela para a próxima temporada. (Foto: Alverca)

O(s) feito(s) alcançado(s) não deixa(m) margem para dúvidas e João Pereira é, legitimamente, um treinador com mercado. E é por essa razão que o Tondela está a ponderar avançar para a sua contratação. Os beirões têm o sonho de voltar à elite nacional e veem em João Pereira uma hipótese extremamente válida para concretizarem esse desejo.

Luís Pinto é outra das opções em estudo. Também ele jovem (35 anos), o portuense tem vindo a trilhar o seu caminho de forma ascendente com bastante sucesso nas experiências que tem abraçado ao longo dos anos.

Técnico orientou os fafenses na época que agora finda. (Foto: Fafe)

Esteve nos escalões de formação de Boavista e Salgueiros, tendo sido depois treinador-adjunto no Trofense e na União de Leiria. Foi, precisamente, no emblema da cidade do Lis que iniciou a sua carreira a solo, na época 2018/2019, que terminaria já ao serviço do Mirandela. Representou, depois, Felgueiras, Real, Leça e Lusitânia de Lourosa antes de, a meio da temporada passada, rumar a Fafe para ficar até... há poucos dias.

Emblema minhoto agradeceu o contributo do técnico. (Foto: Fafe)

A campanha do emblema minhoto foi bastante elogiada pela crítica, uma vez que o Fafe não era apontado como um dos candidatos à qualificação para a fase de subida e, como tal, o percurso realizado durante a fase de manutenção foi coroado de êxito. Afinal, os fafenses terminaram a Série 1 dessa mesma fase no 1.º lugar, com 26 pontos, fruto de sete vitórias e apenas três derrotas.

João Pereira e Luís Pinto, um deles pode mesmo vir a ser o treinador do Tondela na época 2024/2025. De acordo com os dados apurados pelo nosso jornal, a decisão dos dirigentes da formação beirã deverá ser tomada nas próximas semanas. Até porque, refira-se, no próximo domingo os tondelenses ainda irão disputar a 34.ª e última jornada da Liga 2, tendo como adversário o Aves SAD.

Venda da SAD ainda sem avanços

O dossiê da escolha do novo treinador está a ser tratado pelos atuais responsáveis pelo futebol do Tondela, isto mesmo numa altura em que há a possibilidade de a SAD ser vendida a um grupo alemão, tal como, de resto, A BOLA deu conta no passado dia 4 de abril.

As negociações, sabe A BOLA, ainda não chegaram a bom porto e também este processo vai continuar a ser tratado nos próximos tempos. Continua a ser real a possibilidade de Gilberto Coimbra, presidente do Tondela, vender a maioria do capital social da SAD, mas há ainda algumas arestas por limar e, como tal, a situação está longe de estar definida.