Portugal-Irlanda do Norte: 'Navegadoras' com porto seguro à vista
Seleção Nacional feminina defronta esta noite a Irlanda do Norte, em Leiria. (Foto: Imago)

ANTEVISÃO Portugal-Irlanda do Norte: 'Navegadoras' com porto seguro à vista

Em caso de vitória, Seleção Nacional dá passo de gigante rumo ao Campeonato da Europa de 2025 e também ao regresso à Liga das Nações A; Beatriz Cameirão e Stephanie Ribeiro de olho na estreia com a camisola das quinas

Portugal tem navegado por águas tranquilas e é dessa forma que as Navegadoras querem continuar o percurso: a vencer.

A Seleção Nacional feminina defronta, esta noite (20.45 horas), a Irlanda do Norte, numa partida referente à 3.ª jornada do Grupo 3 da Liga das Nações B e, em caso de (novo) triunfo, as comandadas de Francisco Neto dão um passo de gigante rumo... a dois objetivos.

Esta caminhada na Liga das Nações B permite, em caso de sucesso, a promoção à Liga das Nações A, mas também o apuramento para o Campeonato da Europa que vai realizar-se de 2 a 27 de julho de 2025, na Suiça.

Portugal está na frente do seu grupo, com dois jogos e duas vitórias - 3-0 à Bósnia (em casa) e 2-0 a Malta (fora) -, pelo que um triunfo diante da Irlanda do Norte (atual segunda classificada, com 4 pontos) permitirá à equipa das quinas cavar um fosso de cinco pontos para o contendor desta noite. Neste Grupo 3, refira-se, estão ainda Malta (1 ponto) e Bósnia (que ainda não pontuou).

Depois do encontro diante da Irlanda do Norte, que, tal como aconteceu na partida com a Bósnia, da ronda inaugural, vai realizar-se no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, Portugal jogará os dois jogos seguintes em terreno adversário, deslocando-se à Irlanda do Norte já na próxima terça-feira (19 horas) e, depois, à Bósnia, a 12 de julho (18 horas). O último embate deste Grupo 3 da Liga das Nações B será em casa, e novamente em Leiria, com a receção a Malta, agendada para as 18 horas do dia 16 de julho.

A formação orientada por Francisco Neto está motivada para manter o registo imaculado que tem vindo a apresentar - dois jogos, duas vitórias, cinco golos marcados e nenhum sofrido - e, também por isso, é tida como favorita para o embate com a congénere norte-irlandesa. Ainda assim, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém e, como tal, Portugal encara este desafio como, de resto, tem encarado todos os outros: com total seriedade e compromisso.

Uma coisa é certa: caso os três pontos fiquem em casa, Portugal dá um passo de gigante rumo ao Campeonato da Europa de 2025 e também ao regresso à Liga das Nações A, onde pontificam as seleções de elite. Lugar a Portugal pertence por direito próprio.

Equipa provável (3x4x3): Inês Pereira; Ana Borges, Carole Costa e Ana Seiça; Catarina Amado, Andreia Jacinto, Dolores Silva e Lúcia Alves; Jéssica Silva, Diana Silva e Kika Nazareth

Nota ainda para o facto de nesta convocatória constarem duas novidades: Beatriz Cameirão (Damaiense) e Stephanie Ribeiro (Pumas, do México). Ambas sonham com a primeira internacionalização com a camisola das quinas...