Plantel do Estoril valorizou mais de quatro milhões de euros
Mateus Fernandes, do Estoril, celebra a obtenção de um golo, dirigindo-se para o companheiro Heriberto Tavares, no exterior do relvado. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Plantel do Estoril valorizou mais de quatro milhões de euros

NACIONAL12.03.202422:18

Grupo de trabalho dos canarinhos viu o seu valor de mercado crescer 4,2 milhões de euros nos últimos três meses; cotação crescente de Wagner Pina, Mateus Fernandes, João Marques e Rafik Guitane contribuíram para essa subida exponencial

Não vale pontos, é certo, mas constituirá certamente um incentivo para a restante temporada do Estoril, uma vez que corresponde aos bons momentos de futebol apresentados pelos canarinhos ao longo da temporada: segundo a mais recente atualização do Transfermarkt, site especialista na avaliação monetária a jogadores e clubes, o plantel do Estoril valorizou em mais de quatro milhões de euros desde o início da temporada em função do crescimento do valor de mercado de vários dos seus futebolistas.

Uma situação que corresponde aos meses de ascensão que os canarinhos conheceram entre outubro e finais de janeiro, período no qual efetuou uma recuperação pontual e classificativa na Liga sob o comando de Vasco Seabra. Recorde-se que, quando o técnico chegou ao emblema da Amoreira, este ocupava a última posição, tendo em poucas semanas deixado os lugares de descida e, nesse percurso, impressionou o mapa nacional com uma participação de destaque na Taça da Liga.

Com a segunda vitória alcançada sobre o FC Porto no espaço de pouco mais de um mês, o Estoril qualificou-se para a final four da Taça da Liga e continuou a surpreender ao deixar para trás o Benfica, através do desempate por grandes penalidades, para cair na final perante o SC Braga em novo desempate por penáltis. Pelo meio, várias exibições de qualidade e três triunfos consecutivos por 4-0 jogando no seu recinto, o Estádio António Coimbra da Mota, em jogos a contar para a Liga e a Taça de Portugal.

Como em praticamente todos os domínios no futebol, o sucesso individual e coletivo estiveram de mãos dadas e, nesse período temporal, o plantel estorilista chegou a valorizar num total de 6,2 milhões de euros, cotação para a qual contribuíram, em grande parte, as evoluções respeitantes a Wagner Pina, que em dezembro valia 250 mil euros e agora está avaliado em 800 mil, ou Mateus Fernandes, que aumentou o seu valor em 1 milhão no espaço de três meses e passou de um valor de três milhões para os atuais quatro milhões de estimativa.

Além do surpreendente Pina e de Mateus, cujo passe pertence ao Sporting, que o emprestou ao Estoril, as maiores valorizações do plantel estorilista deram-se nos exemplos de João Marques – já transferido para o SC Braga, no final da temporada – que entre dezembro e março passou de uma avaliação de 2,5 milhões de euros para uma subida de valor de mercado também de um milhão de euros, passando a estar cotado em 3,5 milhões, e mais ainda com Rafik Guitane, cujo valor de mercado inflacionou sensacionais 1,5 milhões de euros.

O criativo, que há poucos dias foi anunciado pela federação da Argélia como opção selecionável, saltou de 3,5 milhões de valor de mercado para os 5 milhões que ostenta ao dia de hoje. No entanto, em contraste com estes quatro jogadores, alguns elementos de plantel perderam valor de mercado e reduziram este montante num total de 2 milhões de euros. Ainda assim, o saldo total deixará certamente satisfeitos os responsáveis pela administração estorilista, que podem garantir mais um ou outro encaixe este verão.

Em suma, está mais valorizado o plantel do Estoril num curto período, que se estende entre dezembro até março, com Vasco Seabra ao comando. Agora, o técnico esperará que essa valorização se traduza em pontos, de forma a que a equipa da Linha de Cascais garanta a continuidade no principal escalão do futebol português, começando já esta sexta-feira por um triunfo sobre o Portimonense na abertura da 26.ª jornada da Liga.