Famalicão: Ivan Zlobin com 'esperança' na saída de Luiz Júnior
Guarda-redes russo estreou-se na Liga 2023/2024 na última jornada. (Foto: Maciej Rogowski/IMAGO)

Famalicão: Ivan Zlobin com 'esperança' na saída de Luiz Júnior

NACIONAL19.05.202412:23

Guarda-redes russo estreou-se na Liga na derradeira jornada; tem estado na 'sombra' do brasileiro; eventual venda do sul-americano pode abrir-lhe as portas da titularidade na próxima época

Uma muralha russa... na sombra de um gigante brasileiro. Assim tem sido a história de Ivan Zlobin no Famalicão. Sempre na retaguarda de Luiz Júnior.

Zlobin chegou ao emblema de Vila Nova em 2020/2021, proveniente do Benfica. Tinha terminado nos encarnados o processo de formação iniciado no CSKA Moscovo e que contemplou também uma passagem pela União de Leiria, e ao serviço do clube da Luz também tinha conseguido a estreia na equipa principal - realizou sete jogos, quatro para a Taça de Portugal e três para a Taça da Liga, na época 2019/2020.

Os primeiros tempos ao serviço dos famalicenses pareciam confirmar os sinais deixados nos meses anteriores, uma vez que agarrou logo a titularidade e foi o dono da baliza nas primeiras cinco jornadas do campeonato dessa temporada. Depois disso, porém, Vaná Alves (atualmente ao serviço do Aris Limassol, de Chipre, mas que em Portugal também tinha representado FC Porto e Feirense antes de rumar ao Famalicão) e, especialmente, Luiz Júnior relegaram o russo para o banco de suplentes.

Luiz Júnior, que se tinha destacado na equipa de sub-23 da formação minhota, passou a ser dono e senhor da baliza, algo que acontece... até agora. Há quatro épocas consecutivas que o camisola 31 é indiscutível na defesa das redes do Famalicão. Com provas dadas. Porque as exibições do brasileiro têm sido quase sempre acima da média. Ao ponto de, por esta altura, Luiz Júnior ser um dos principais ativos da SAD do Famalicão e um dos nomes que promete voltar a agitar o mercado - já em anos anteriores foi bastante ventilada a hipótese de rumar a outras paragens...

Estes dados são, então, a prova que ajuda a explicar a menor utilização de Ivan Zlobin. Mas o russo não desiste e, sabe A BOLA, tem uma entrega diária ao trabalho que é bastante elogiada por toda a estrutura do Famalicão. Não há treinador que passe pelo clube que não aprecie a dedicação de Zlobin. Afinal, o afinco do russo também potencia o melhor de Luiz Júnior. É a chamada concorrência saudável e... (bastante) produtiva.

Já depois dos tais cinco jogos para a Liga em 2020/2021, o número 1 somou apenas uma partida na temporada seguinte - vitória sobre o SC Braga (3-2), na última jornada desse campeonato - e mais um encontro em 2022/2023 - também na derradeira ronda, no empate com o Rio Ave (2-2).

O cenário repetiu-se na época que agora finda, uma vez que Ivan Zlobin foi titular no duelo da passada sexta-feira, diante do Casa Pia (1-2). Já depois de ter completado os 90 minutos frente ao Camacha (5-0), na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, o russo foi a escolha de Armando Evangelista para a despedida de 2023/2024.

Com mais um ano de contrato com o Famalicão, Zlobin parece estar de pedra e cal no emblema de Vila Nova, mas para ter aspirações de jogar mais precisará que Luiz Júnior... deixe o clube. O brasileiro, que está vinculado até 2028, é um dos grandes destaques do Famalicão e o seu nome volta a estar na lista de clubes de grande nomeada. Tanto em Portugal como no estrangeiro. E não é de estranhar que, nos próximos tempos, a SAD liderada por Miguel Ribeiro venha a receber propostas para a venda do canarinho. Algo que, a acontecer, engordará os cofres famalicense, com toda a certeza...

É, pois, com esperança na saída de Luiz Júnior que Ivan Zlobin verá aumentadas as probabilidades de agarrar, em definitivo, o lugar de dono da baliza do Famalicão. Qualidade para isso já demonstrou ter. Falta apenas... o mercado dar-lhe uma ajuda.