Verstappen resiste à pressão e agarra 'pole' no GP de Emilia-Romagna
Neerlandês impôs-se aos McLaren de Oscar Piastri e Lando Norris; Sergio Pérez fora do 'top-10'
Max Verstappen conseguiu este sábado a sétima pole da temporada, desta vez no Grande Prémio de Emilia-Romagna, rodando o Autódromo Enzo e Dino Ferrari em 1,14.746 minutos.
O neerlandês impôs-se aos McLaren de Oscar Piastri (+0,074 segundos) - que conseguiu o melhor tempo na terceira sessão de treinos livres deste sábado (TL3) - e Lando Norris (+0,091 segundos), numa qualificação que ficou marcada pela renhida luta pela primeira posição e... pela eliminação de Sergio Pérez na segunda fase da mesma.
O piloto da Red Bull, que ainda teve acidente no TL3, deu seguimento a um fim de semana menos conseguido, terminando com o 11.º melhor tempo do dia, atrás de Nico Hulkenberg (Haas).
A Ferrari, que trouxe um grande pacote de desenvolvimento para o SF-24, prometeu luta pela pole, contudo Charles Leclerc e Carlos Sainz vão começar a corrida principal, em 4.º e 5.º.
George Russell vai partir do sexto posto, depois ficar a um milésimo de segundo de Sainz. Ainda assim, bateu Yuki Tsunoda (RB) e o colega de equipa na Mercedes, Lewis Hamilton (8.º). Daniel Ricciardo foi 9.º, conseguindo a RB ter os dois pilotos no 'top-10' para a corrida principal que se realiza no domingo às 14 horas.
Com a oitava pole consecutiva - contando com Grande Prémio de Abu Dhabi de 2023 -, Max Verstappen igual recorde de Ayrton Senna, que faleceu há 30 anos, precisamente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola.