Thierry Neuville arranca melhor no Rali do Japão
Neuville em ação na superespecial de abertura do Rali do Japão, traçada no Toyota Stadium (IMAGO)

Thierry Neuville arranca melhor no Rali do Japão

WRC16.11.202318:04

Piloto belga (Hyundai i20) venceu a superespecial de abertura da prova nipónica, batendo por 0,7 segundos o companheiro de equipa finlandês Esapekka Lappi

Thierry Neuville (Hyundai i20) é o primeiro líder do Rali do Japão, 13.ª e última prova do Campeonato do Mundo (WRC) de Ralis, após a realização da superespecial de abertura, disputada na manhã desta quinta-feira (em Portugal).

O piloto belga, navegado pelo compatriota Martijn Wydaeghe, concluiu os 2,1 quilómetros do percurso em 1.47,6 minutos, menos 0,7 segundos do que o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20), o segundo classificado. O estónio Ott Tänak (Ford Puma) foi o terceiro, a 1,4 segundos do líder.

«Da nossa parte, não há muito a dizer. Apenas que iremos tentar divertir-nos neste derradeiro e tentar conquistar mais uma vitória, obviamente», declarou Neuville.

O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que entrou para o rali japonês (matematicamente) já bicampeão, obteve a sexta posição da superespecial, a quatro segundos de Neuville.

«É sempre bom vir ao Japão, especialmente sendo um piloto da Toyota. No entanto, parece que estivemos bastante mal nesta superespecial, tal como muitos dos nossos carros [Toyota]», lamentou o jovem piloto nórdico.

Na sexta-feira, disputa-se a primeira de três etapas da competição nipónica, com um total de 133,26 quilómetros cronometrados, divididos por sete especiais. A prova – e o Mundial de 2023 - terminam no próximo domingo.