WRC Rovanpera implacável na Estónia isola-se mais no topo do Mundial
Kalle Rovanpera, em Toyota GR Yaris Rally1, protagonizou exibição memorável no Rali da Estónia, ronda oito do WRC de 2023, que venceu pelo terceiro ano consecutivo, depois de ganhar todas as Provas Especiais de Classificação (PEC) realizadas ontem (nove) e hoje (quatro), incluindo a Power Stage que vale pontos de bónus, de cinco a um, para os cinco mais rápidos.
O finlandês de 22 anos, campeão em título, somou o segundo sucesso da temporada (primeiro em Portugal, de 11 a 14 de maio) e o décimo da carreira no Campeonato do Mundo, isolando-se ainda mais no topo da classificação deste WRC. Kalle, após a vitória na Estónia, passa a somar 170 pontos, ‘contra’ os 115 do companheiro de equipa Elfyn Evans, os 112 de Thierry Neuville (Hyundai) e os 104 de Ott Tänak (M-Sport Ford). A Toyota também consolidou a liderança entre os construtores, totalizando 331 pontos. A Hyundai tem 274 e a Ford 195.
Hoje, na Estónia, cumpriram-se os 61,08 km que determinaram a classificação do rali. O finlandês dominou-os de ‘fio a pavio’, nunca levantando o pé do acelerador numa prova que tinha sob controlo (iniciou o dia com Neuville a 34,9 segundos). Prova-o a vitória na Power Stage com 18,50 km (mais cinco pontos para a conta pessoal no Mundial), à frente de Evans, Lappi, Tänak e Neuville.
Kalle, com Jonne Halttunen ao lado no GR Yaris Rally1, terminou o rali com Neuville (Hyundai i20 N Rally1) a 52,7 segundos e Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) a 59,5 segundos. A próxima ronda do Mundial, a nona de 13, realiza-se na Finlândia, de 3 a 6 e agosto.