Olympiakos-Fiorentina: armada portuguesa quer fazer história
Chiquinho é um dos portugueses que integra o plantel do Olympiakos (IMAGO / One Inch Productions)

ANTEVISÃO LIGA CONFERÊNCIA Olympiakos-Fiorentina: armada portuguesa quer fazer história

INTERNACIONAL29.05.202408:00

Conjunto grego, que conta com David Carmo, Rúben Vezo, Chiquinho, João Carvalho, André Horta, Daniel Podence e Gelson Martins, nunca tinha chegado tão longe na UEFA. Artur Soares Dias vai dirigir encontro

Olympiakos e Fiorentina defrontam-se, esta quarta-feira, a partir das 20 horas, na final da Liga Conferência, que será arbitrada pelo português Artur Soares Dias. O jogo terá lugar em Atenas, Grécia, na casa do AEK, um dos rivais do… Olympiakos.

O conjunto grego, que conta com David Carmo (cedido pelo FC Porto), Rúben Vezo, Chiquinho, João Carvalho, André Horta (cedido pelo SC Braga), Daniel Podence, Gelson Martins e Fran Navarro (cedido pelo FC Porto) e é dirigido pelo espanhol José Luis Mendilibar, nunca tinha chegado tão longe e a uma final nas provas da UEFA. O Olympiakos, que vai procurar seguir o exemplo dos escalões de formação, que venceram a Youth League esta época, tornou-se mesmo na segunda equipa grega a atingir uma final, depois do Panathinaikos, em 1970/1971, na antecessora da Liga dos Campeões, perdida para o Ajax, por 0-2.

Do outro lado vai estar a Fiorentina, comandada por Vincenzo Italiano, que tem melhor histórico nas competições europeias. Ainda assim, das cinco vezes em que atingiu o jogo decisivo, apenas em uma conseguiu erguer o troféu. Aconteceu na época 1960/1961, quando derrotou aos escoceses do Rangers na edição inaugural da extinta Taça dos Vencedores de Taças. Na época passada, o conjunto viola chegou à final da Liga Conferência, mas saiu derrotado frente aos ingleses do West Ham, por 1-2.

West Ham levantou o troféu da Liga Conferência na época passada (IMAGO / Focus Images)

Caminho até à final

Na fase de grupos, a Fiorentina terminou em primeiro à frente de Ferencvaros, Genk e Cukaricki. Nos oitavos afastou o Maccabi Haifa, nos quartos o Plzen e nas meias deixou para trás o Brugge.

Fiorentina afastou o Brugge nas meias-finais da Liga Conferência (IMAGO / AFLOSPORT)

O Olympiakos começou a temporada na fase de grupos da Liga Europa, tendo caído para a Conferência. No play-off de acesso aos oitavos eliminou o Ferencváros. O clube helénico afastou depois Maccabi Tel Aviv (oitavos), Fenerbahçe (quartos) e Aston Villa (meias).

Festa do Olympiakos após eliminar Aston Villa e garantir final da Liga Conferência (IMAGO / One Inch Productions)

O que disseram os treinadores na antevisão

José Luis Mendilibar falou sobre o estado de espírito dos seus jogadores.

«Estou calmo e julgo que os rapazes também. Todos os nossos jogadores estão prontos e disponíveis. Espero que a Fiorentina aborde esta final tal como tem jogado até agora. É uma equipa ofensiva e corajosa e essas características não vão mudar. Espero que o seu treinador lhes diga isso, pois têm de aproveitar a final ao máximo», disse, em conferência de imprensa, deixando uma mensagem aos adeptos.

José Luis Mendilibar, treinador do Olympiakos (IMAGO / One Inch Productions)

«Quero que nos apoiem e que, no final, fiquem felizes. Prometo-lhes que vamos competir bem e dar o nosso melhor, independentemente do resultado. Estou a testemunhar o entusiasmo e a motivação dos meus jogadores, eles estão ansiosos por jogar a final. Acreditam em si próprios, dão tudo nos treinos e todos querem jogar esta final», atirou.

Vincenzo Italiano lembrou a final perdida há um ano.

«Perder a final de Praga magoou-nos muito, a mim, aos jogadores e ao clube. Agora, com o Olympiakos, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para nos redimirmos e deixarmos esta desilusão para trás», afirmou.

Vincenzo Italiano, treinador da Fiorentina (IMAGO / ABACAPRESS)

O treinador viola destacou a experiência do Olympiakos: «Sabemos o que nos espera e sabemos bem quem é o Olympiakos. O seu treinador ergueu um troféu no ano passado, vencendo a Liga Europa. Eles têm muitos jogadores experientes e grande qualidade no ataque, mas vamos para o jogo invictos [na competição desde a fase de grupos], muito entusiasmados e muito felizes por termos abordado a competição da melhor forma.»

José Mourinho, Rui Patrício e Sérgio Oliveira venceram primeira edição

José Mourinho liderou a Roma na conquista da Liga Conferência em 2022 (IMAGO / Gribaudi/ImagePhoto)

Roma, na altura comandada por José Mourinho e que contava com Rui Patrício e Sérgio Oliveira, e West Ham venceram as primeiras duas edições da Liga Conferência. O vencedor desta edição vai sair do encontro entre Olympiakos e Fiorentina.