Nadal: «Voltarei a este court... para os Jogos Olímpicos»
Rafael Nadal após ser eliminado por Zverev na primeira ronda de Roland Garros (Roland Garros)

Nadal: «Voltarei a este court... para os Jogos Olímpicos»

TÉNIS27.05.202417:52

Tenista espanhol perdeu na primeira ronda do torneio frente a Alexander Zverev

Rafael Nadal foi eliminado de Roland Garros por Alexander Zverev na primeira ronda, ao perder por 0-3 com o alemão.

No final, num discurso emocionado, Rafael Nadal voltou a deixar no ar a possibilidade de voltar a disputar o torneio – tal como dissera na véspera – mas assumiu não o poder assegurar com certeza.

O discurso na integra:

«É incrível a energia que me passam. É difícil para mim falar. Não sei se será a minha última vez em frente a vocês. Não tenho a certeza, mas se tiver sido, apreciei muito. É difícil descrever em palavras, mas muito obrigado pelo ambiente que me proporcionaram. Foi muito especial voltar a sentir todo este apoio no meu torneio preferido.

Quero agradecer ao Sasha [Zverev] por este grande jogo. Desejo o melhor para o resto do torneio. O ano passado foi um momento muito complicado [abandonou nas meias-finais com uma lesão], espero que este ano seja diferente.

Vivi dois anos muito duros em termos de lesões. Passei por todos os tratamentos para voltar aqui e ser competitivo, mas não tive muitas hipóteses com um adversário do nível do Sasha.

É quase certo que não voltarei a jogar em Roland Garros, mas não o posso garantir a 100 por cento. Talvez daqui a dois meses diga que basta. Mas ainda não sinto que seja o momento. O meu corpo tem vindo a melhorar nos últimos dois meses. Voltarei aqui para jogar os Jogos Olímpicos e isso motiva-me. Espero estar 100 por cento preparado porque ainda tenho alguns sonhos para cumprir.

Faz-me sentir muito especial, jogar com este público todo a apoiar-me, junto da minha família e amigos que me dão todo o apoio.

Aquilo que me fizeram sentir aqui é incrível. Merci beacoup», terminou, agradecendo em francês.

Antes de Nadal falou Zverev, mas teve apenas curtas palavras, assumindo que aquele não era o seu momento: «Vi o Rafa jogar desde miúdo e tive a sorte de o defrontar duas vezes neste court maravilhoso. Nem sei o que dizer, este é o momento dele, não é altura de eu falar. Obrigado a todos», disse apenas.