Matic: «Benfica foi o clube onde senti mais pressão»
Nemanja Matic com as cores do Benfica num jogo de Liga dos Campeões. Também na fotografia Luisão, capitão do Benfica, e Ibrahimovic, na altura capitão do PSG. Foto: IMAGO/PanoramiC

Matic: «Benfica foi o clube onde senti mais pressão»

NACIONAL20.05.202420:41

Revelação feita pelo médio no podcast ALESTO; afirma que chegava a ser «dramático» quando os encarnados perdiam um jogo

Nemanja Matic revelou recentemente que o clube onde sentiu mais pressão foi no Benfica. O médio defensivo, que representou as águias entre 2011/2012 e 2013/2014, deu uma entrevista ao jornalista sérvio Aleksandar Stojanović, no podcast ALESTO, onde abordou vários temas e, quando questionado sobre a pressão que sente no Lyon — clube que representa atualmente —, a conversa acabou por desaguar até à segunda circular.

«A pressão depende da mentalidade das pessoas», começou por dizer o antigo 21 dos encarnados. «A maior pressão que senti como jogador de futebol foi no Benfica. Havia muita pressão. Ganhámos quase todos os jogos na Liga e empatámos pela primeira vez, 2-2 ou 1-1 já não me lembro, e lá havia 300 adeptos à nossa espera no estádio, e tínhamos ganho 15 jogos antes disso. Podes sentir, podes sentir no ar. Quando o Benfica não vence é como se alguém tivesse morrido. É assim que eles vivem o clube. É o mesmo para os jogadores, para as pessoas que trabalham no clube, para os treinadores. Enquanto nesta parte da Europa as pessoas são um pouco mais compostas, lá eles lidam mal com as derrotas, é um pouco dramático, mas também é melhor em algumas situações», garantiu.

Matic, Garay e Rúben Amorim tentam travar Montero. Foto: André Alves

A resposta surgiu após o jornalista perguntar se o médio sérvio sentia pressão no clube francês (foi contratado no mercado de janeiro ao Rennes, numa altura em que o Lyon lutava para se manter na primeira divisão francesa). «Pressão? Se o Lyon não estivesse numa situação difícil não olharia para mim como uma solução, de certeza. Contratar jogadores da minha idade… reconheceram que precisavam de alguém experiente, que soubesse lidar com este tipo de situações. Foi uma honra para mim. O diretor desportivo ligou-me e disse-me que eu era a sua primeira opção e que faria de tudo para me trazer, porque acreditava que comigo na equipa íamos melhorar muito. O objetivo era permanecer na Ligue 1. Quando estamos na zona de despromoção, não pensamos na Europa», disse o médio defensivo.

Ainda assim, já com Matic na equipa, o Lyon fez uma grande segunda volta e garantiu a sua presença na próxima edição da Liga Europa.

Recorde o golo de Matic ao FC Porto em 2012/2013, que lhe valeu uma nomeação para o prémio Puskas: