Grande Prémio do Cazaquistão adiado devido a cheias
Prova ainda não tem nova data prevista, porém as organizações do Mundial apontam para «final de 2024»
O Grande Prémio do Cazaquistão de MotoGP, que estava previsto para ser realizado entre 14 e 16 de junho, vai ser adiado para «mais tarde em 2024», por causa de cheias que estão a afetar o país.
A informação foi avançada em conjunto pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), pela Dorna - organizadora do Mundial desta disciplina - e pela IRTA (associação que engloba equipas e patrocinadores destas).
As cheias que se iniciaram no passado dia 15 de abril provocaram o desalojamento de mais de 125 mil pessoas, devido aos imensos danos provocados pelas mesmas, que atingiram as regiões de Aktobe e Norte e Sul do Cazaquistão, mas também na Rússia.
Tudo começou devido a grandes quedas de neve que se derreteram rapidamente no meio de fortes chuvas sobre terrenos já encharcados antes do inverno. Este fenómeno fez com que algumas cidades russas e cazaques ficassem quase submersas.
Desta forma, as instituições afirmaram que «as condições climatéricas sem precedentes levaram a inundações em toda a Ásia Central, causando uma emergência nacional no Cazaquistão e deslocando grande parte da população», por isso «não seria responsável para o MotoGP acrescentar qualquer fardo adicional às autoridades ou serviços que trabalham para ajudar as dezenas de milhares de pessoas afetadas em todo o país.»
Assim, «o circuito internacional de Sokol não vai acolher o MotoGP nas datas previamente anunciadas» e quaisquer «atualizações posteriores serão publicadas quando confirmadas.»