Giro: Neve e temperaturas negativas condicionam etapa
Etapa encurtada para 121km e novo local de partida
A jornada desta terça-feira do Giro de Itália, 16.ª etapa depois de um dia de descanso - Livigno-Santa Cristina Valgardena, 206km -, começou marcada pela neve e a organização teve de fazer alterações ao percurso, perante a incerteza de até haver etapa.
A comitiva está nas montanhas e junto à partida em Livigno (a 1800 metros) o dia amanheceu com neve e zero graus, o que levou os corredores a pedirem a ativação do protocolo de temperaturas extremas.
A apresentação das equipas, como se pode ver, decorreu sobre frio intenso:
Depois de uma reunião em que foram analisadas três opções, a organização escolheu uma em desacordo com os ciclistas, mas dado o deterioramento do estado do tempo, escolheu a opção que vai por fim avançar: ficou estabelecido que os ciclistas partirão de Livigno de roupa térmica, trocarão de bicicleta e roupa em túneis após o ponto de partida e entrarão em território suíço através do túnel de La Schera. Aí, a bordo dos veículos das equipas, chegarão a Prato allo Stelvio, onde terá oficialmente início a etapa, pelas 13 horas.
Entrevistado pela Rai Sport na zona de partida, o camisola rosa Tadej Pogacar partilhou algumas preocupações: «Nestas condições, não é possível fazer a etapa tal como foi concebida. Podíamos ter-nos preparado melhor. O principal problema são as descidas na neve.»
Os companheiros até brincaram na folha de assinaturas ao imitarem estar a esquiar.
Eis um excerto do comunicado da organização: «A segunda opção era que três viaturas distribuíssem impermeáveis/vestuário térmico aos corredores que o solicitassem, para dar apoio adicional. Seria criado um parque de estacionamento no topo do Giogo di Santa Maria [a 2400 metros] (após 50,2KM) para permitir aos corredores trocarem de roupa. A corrida seria neutralizada durante 3 minutos. A terceira opção era: em caso de condições climatéricas extremas, a etapa será neutralizada até um local onde estejam reunidas as condições de segurança.
Às 9 horas, a Comissão reuniu-se e, às 10 horas, dadas as condições existentes nessa altura, decidiu aplicar a opção 2 com a oposição dos atletas. Alguns minutos antes da partida, as condições climatéricas deterioraram-se ainda mais, pelo que a Comissão decidiu voltar à opção 3. A etapa terá o seu início e procedimentos típicos em Livigno. A partir daí, terá início um desfile em direção ao túnel Munt Raschera. Os pilotos farão uma paragem e mudarão de roupa antes da fronteira com a Suíça. O início efetivo será em Prato allo Stelvio.»
Ficam assim neutralizados os primeiros 85 quilómetros da etapa.