Ganna volta a sorrir em casa e vence 'crono', Pogacar reforça liderança
Filippo Ganna celebrou vitória em etapa do Giro, três anos depois (LUCA ZENNARO/EPA)

Ganna volta a sorrir em casa e vence 'crono', Pogacar reforça liderança

CICLISMO18.05.202422:32

taliano não vencia uma tirada do Giro há três anos

«Finalmente voltei!» Filippo Ganna não escondeu a alegria depois de, ao fim de três anos, ter voltado a vencer uma etapa da Volta a Itália. «É uma sensação muito boa, principalmente porque moro aqui perto. Estou muito feliz», acrescentou o italiano.

Uma semana depois de ter sido batido por um Tadej Pogacar em modo foguete, o bicampeão do mundo de contrarrelógio em 2020 e 2021 sorriu no segundo crono do Giro. O corredor da INEOS despachou os 31,2 quilómtros da 14.ª etapa em 35m02, menos 29 segundos do que o esloveno da UAE Emirates, que foi segundo classificado, mas reforçou a liderança, num dia em que a INEOS foi a equipa com mais motivos para sorrir.

Além do triunfo de Ganna, o conjunto britânico viu Geraint Thomas ascender ao segundo lugar da classificação geral, graças ao quarto lugar que alcançou na tirada, a 1m14 do companheiro. De resto, a INEOS teve três ciclistas no top-4 do contrarrelógio, uma vez que o 3.º posto foi para o neerlandês Thymen Arensman.

O português Rui Oliveira (UAE Emirates), único ciclista luso em prova, foi 116.º classificado na etapa, com mais 6m03 do que o vencedor, e segue em 136.º da geral, que é liderada pelo companheiro de equipa. Pogacar parte hoje com vantagem de 3m41 para Thomas e 3m56 para Daniel Martínez (BORA-Hansgrohe), que perdeu o segundo lugar para o britânico depois de ter sido 14.º ontem, a 1m45 do vencedor. A 15.ª tirada tem 222 km, com 5.400 metros de elevação, a ligar Manerba del Garda a Livigno, com os últimos 50 km a serem praticamente todos a subir.