Dakar 2024: João Ferreira vence sétima etapa
João Ferreira venceu sétima etapa do Dakar 2024 (IMAGO/PanoramiC)

Dakar 2024: João Ferreira vence sétima etapa

RALIS14.01.202420:02

Segundo triunfo do português nesta edição do rali todo o terreno; nas motas, Rui Gonçalves foi 15.º e António Maio terminou em 24.º; Ricardo Porém acabou em 6.º na classe Challenger

João Ferreira (Can Am) venceu a sétima etapa do rali todo o terreno Dakar 2024 na categoria dos SSV - veículos ligeiros. O piloto português, juntamente com o navegador Filipe Palmeiro, terminou a prova em 5:49.37 horas, cujo percurso é de 483 quilómetros e Riade a Al-Duwadimi. É a segunda vitória nesta edição do Dakar.

O francês Xavier de Soultrait (Polaris) ficou em segundo lugar a 35 segundos do luso e a norte-americana Sara Price (Can Am) surgiu na terceira posição a 10:45 minutos.

«De nada interessa começar bem se não acabarmos bem. Estamos em crescendo na prova, cada vez mais perto da liderança e só com muito trabalho conseguiremos o nosso objetivo. Estamos cientes das dificuldades, mas acreditamos muito no trabalho que fizemos antes deste Dakar. Estamos preparados para esta luta titânica até Yanbu», afirmou o leiriense no final da prova.

Com este resultado, o português ascende provisoriamente ao quarto lugar da geral, a 11:24 minutos do líder, o gaulês de Soultrait.

Nas motas, Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor piloto luso (15.º), com António Maio (Yamaha) a terminar a etapa na 24.ª posição. O espanhol José Ignacio Cornejo (Honda) foi o vencedor - pela terceira vez -, o argentino Luciano Benavides (Husqvarma) foi segundo, a 3:12 minutos e o irmão Kevin Benavides, da KTM, terminou 20 segundos depois.

António Maio continua a ser o português mais bem classificado, 17.º, ao passo que Rui Gonçalves subiu ao 29.º lugar. Mário Patrão (Honda) ocupa a posição seguinte (30.º) e Bruno Santos (KTM) é 31.º.

Na classe Challenger, Ricardo Porém (MMP) terminou em sexto lugar e ocupa a mesma posição na classificação geral. Refira-se que o português beneficiou da desclassificação de Eryck Goczal (Taurus) e do tio Michal Goczal (Taurus), no passado sábado, valendo uma subida de dois lugares.

A próxima etapa decorre na segunda-feira e vai ligar Al-Duwadimi a Há il, num total de 458 quilómetros cronometrados.