Paris 2024: campeão olímpico do salto com vara excluído por doping
Thiago Braz cumpre suspensão atá 27 de novembro de 2024, contudo, avança que vai recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS)
O brasileiro Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara no Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020, foi suspenso por 16 meses, por doping e vai falhar os Jogos de Paris 2024.
O anúncio foi feito esta segunda-feira pela Unidade de Integridade do Atletismo (UIA), referindo que o castigo se deve à «presença de ostarina, que o atleta diz ter consumido através de complementos alimentares que continham a substância proibida.»
O brasileiro de 30 anos já tinha sido suspenso provisoriamente em julho de 2023, na sequência de um controlo positivo no meeting de Estocolmo.
A sanção prolonga-se assim até dia 27 de novembro de 2024, contudo, a duração da mesma pode não ficar por aí. O varista recorreu da decisão no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) e a UIA refere que não descarta apelar para uma suspensão mais longa.
Inicialmente, a instituição pediu quatro anos, no entanto, o tribunal arbitral aceitou que Thiago Braz seguiu recomendações da sua equipa médica, justificando assim uma suspensão mais curta.