Benfica vence Sporting na 'negra' para vencer pentacampeonato
Águias venceram encontro em quatro sets. 12.º título para os encarnados, que conseguem pela primeira vez na história do clube vencer a liga cinco vezes consecutivas
Valeu o fator casa! O Benfica recebeu o Sporting no quinto jogo da final da Liga Una e confirmou a vantagem de jogar na Luz ao vencer os leões por 3-1 (25-21), (16-25), (25-15) e (25-23).
Com tudo por decidir, o encontro entre os arquirrivais começou renhido (8-8), porém, os encarnados foram crescendo lentamente no encontro, mostrando-se mais eficazes em todos os departamentos do jogo. Assim, chegaram ao 20-13, mas quase permitiram recuperação leonina (22-21). Mas na reta final do set, três pontos consecutivos colocaram encarnados na frente.
Contudo, os leões reagiram no segundo parcial, que não foi sempre bem jogado, com muitos serviços falhados de ambas as partes. O clube de alvalade aproveitou e empatou duelo a 1-1 (26-15).
O conjunto de Marcel Matz subiu de rendimento no terceiro, naquele que foi a partida mais desequilibrada da noite. Uma entrada fulgurante colocou as águias com o dobro dos pontos dos rivais em duas ocasiões (8-4 e 12-6), o que as deixou embaladas para o fecho do parcial (25-15).
Os pupilos de João Coelho não se deram por vencidos, melhoraram no serviço e no bloco e até conseguiram ligeira vantagem no arranque do set (6-3). Pressionados pelo Benfica, os leões aguentaram a liderança até ao 17-15, quando se deu a reviravolta que resolveu o campeonato. Apesar de ter anulado dois set points, o Sporting não evitou o terceiro, para explosão de alegria dos adeptos encarnados.
Com este resultado, o Benfica consegue pela primeira vez o pentacampeonato nacional, sendo esta a 12.ª vez que levantam este troféu.